Notícias

1 30/03/2015 14:46

Preservar as nascentes e promover a gestão dos recursos hídricos são os objetivos das medidas apresentadas nesta quinta-feira, dia 26, durante evento realizado pela Secretaria de Cidades e Meio Ambiente (Secima). A solenidade aconteceu no Centro Cultural Oscar Niemeyer e contou com as presenças da ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, do governador Marconi Perillo, do presidente da Agência Nacional das Águas Vicente Andreu, do titular da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) Vilmar Rocha, do Coordenador Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBH Affonso Henrique de Albuquerque Jr, do presidente da REBOB Lupercio Ziroldo Antonio, entre outras autoridades.

Na ocasião foram lançados os editais do programa Produtor de Água e do Nascentes Vivas e foi anunciado que a cidade Caldas Novas – GO sediará o XVII Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas - ENCOB, de 4 a 9 de outubro próximo. Composto por representantes do Poder Público, usuários e sociedade civil, o objetivo deste Encontro é discutir as diretrizes para a evolução do sistema para questões do uso da água e o desenvolvimento do Estado. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ressaltou que eventos como este dá a visibilidade e o dever de olhar para o futuro.

O Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas Affonso Henrique comentou: “É grande a satisfação do Fórum Nacional e seus parceiros em realizar o XVII Encontro Nacional em 2015, após quase duas décadas da experiência brasileira de gestão compartilhada dos recursos hídricos, poder contribuir decisivamente para facilitar a mobilização, a comunicação e o diálogo entre os colegiados”.

No evento, também foi realizada a segunda edição da entrega da Comenda Berço das Águas, um reconhecimento do Estado de Goiás àqueles que se destacam na defesa e proteção dos recursos hídricos. Este ano foram homenageados o presidente da Agência Nacional da Água, Vicente Andreu; a ex-secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Rio Verde, Marion Kompier; o ex-presidente do Comitê da Bacia do Meia Ponte, Marcos Correntino e o produtor rural e ambientalista Fábio Santos.

O Estado de Goiás é considerado o “Berço das Águas” do país e é privilegiado pela sua localização em meio ao cerrado e no coração do Brasil, ocupando áreas nas cabeceiras de três importantes regiões hidrográficas brasileiras, Tocantins, Araguaia, São Francisco e Paraná.

A próxima edição do ENCOB será realizada no Estado da Bahia, na cidade de Salvador em Outubro de 2016, com datas a serem previamente divulgadas.

ASCOM Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas - FNCBH

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.