Notícias

1 28/02/2015 15:41

No começo de fevereiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um balanço onde aponta que entre o mês de fevereiro de 2014 e janeiro deste ano, a cerveja teve um aumento de 10,75%.

Em entrevista ao site 'Metro', a Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil afirmou que o preço da bebida deve subir em média 5% já em maio deste ano quando entra em vigor a lei que aumenta impostos e altera o modelo de cobranças de tributos de bebidas frias.

A estimativa é de que a carga tributária suba 10%. A alíquota do PIS/Pasep será de 2,32%; a da Cofins, de 10,68%; e o do IPI, de 6%. As alíquotas são fixas e, segundo a Afrebras, certamente terão impacto no preço final do produto.

"Os preços das cervejas, assim como dos refrigerantes, muitas vezes sobem acima da inflação em alguns períodos porque o comércio busca aumentar sua margem, mesmo quando na indústria não há aumento", disse o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros.

Para o presidente da Afrebras, em 2015 é muito pouco provável que o preço da cerveja acompanhe a inflação. Os reajustes serão maiores. "Até o fim do ano o aumento será de pelo menos 10%. Além da nova carga tributária a partir de 1º de maio, existe ainda a pressão das matérias-primas, como o malte e as latinhas, que são cotados em dólar. E o dólar, como estamos vendo, está subindo dia após dia", contou o presidente em entrevista ao site.

IBAHIA

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.