Notícias

1 27/11/2014 23:11

O Hospital Espanhol deve voltar a funcionar até fevereiro de 2014. A informação foi confirmada pelo diretor médico da unidade, Fábio Vilas Boas.

A Real Sociedade Espanhola de Beneficência recebeu três propostas para normalizar o atendimento do hospital. Embora tenha confirmado que há três empresas concorrendo para administrar a unidade, o médico Fábio Vilas Boas não deu detalhes sobre a identidade das empresas nem detalhes a respeito das propostas. O envelope com o resultado final deve ser aberto no dia 10 de dezembro.

Após a confirmação da empresa vencedora, deve começar o processo de transferência de gestão, estimado para ocorrer em até 30 dias.

Dívidas

Após dois anos de crise financeira, o Hospital Espanhol atendeu seu último paciente no dia 09 de setembro. De acordo com Francisco Magalhães, presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), o primeiro sinal da crise começou com o fechamento da emergência em 2013 (ela foi reaberta dias depois) e há um mês atrás alguns médicos, que tinham relação com pessoas jurídicas, se reuniram e entenderam que o hospital não tinham condições de trabalho, além da falta de pagamento.

Ainda segundo o presidente do Sindimed-BA,o fechamento do hospital foi um tiro no pé. " Estamos falando de quase 300 leitos, com vagas de UTI que foram desativados. Temos a intenção de recorrer à essa situação", ressaltou. O hospital disponibilizava 270 leitos, sendo 60 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 12 de UTIs pediátricas.

Para reverter o caso, foi marcado para esta quarta-feira (10), às 14h no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na avenida Paralela, uma reunião entre o Sindimed-BA e o Ministério Público Estadual (MP-BA).

Em agosto, os médicos do corpo clínico hospital Espanhol iniciaram uma paralisação devido a condições de trabalho, incluindo equipamentos básicos para o atendimento de pacientes.Segundo o Sindimed, a paralisação ocorreu por falta de medicamentos, suporte cirúrgico, raio X e até mesmo material de higiene.Ainda de acordo com o Sindicato, os médicos contratados através de Pessoa Jurídica estão sem receber os honorários e também aderiram à paralisação.

Correio

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.