Notícias

1 27/11/2014 22:50

A Assembléia Legislativa, outorgou , por unanimidade, em sessão especial em 12 de novembro, por proposta do líder do governo, deputado José Neto, a Comenda 2 de Julho, o mais importante galardão do Estado, ao cidadão de Salvador, José Andrade de Almeida Castro. A importante homenagem concedida por voto secreto unânime do plenário da Assembléia, é um fato raro, que, mesmo o presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo, considerou surpreendente.

Conhecido como Almeida Castro, o novo Comendador tem uma vida marcada por anos de lutas e conquistas dentro de uma coerente linha de dedicação à prestação de serviços. Estudante do então Ginásio da Bahia, o homenageado fez toda a sua carreira disputando oportunidades para poder estudar. Assim foi aprendiz de gráfico em jornal, recebeu ajuda de parentes e amigos para custear seus estudos em troca de pequenos serviços e foi bolsista para fazer pós graduação na Universidade de Columbia, Missouri e mais tarde programas de estágios em televisão no Colorado e na Califórnia.

Para muitos dos seus colegas e amigos, a Comenda é o reconhecimento eloqüente ao empenho do homenageado em lutar para que estudantes sem recursos próprios, como ele mesmo, pudessem estudar, progredir e ajudar a Bahia a ocupar posição de destaque dos seus meios de comunicação. Importante esforço pessoal bem sucedido foi o desenvolvido para impedir, já em 1980, quando voltou a Salvador especialmente para tentar salvar a combalida “TV Itapuan”, que nascera sob seu comando.

Em quase 85 anos de trabalho sem cessar, representou o radio, a televisão e os meios de comunicação da Bahia e do Brasil , como membro de comitês da União Europeia de Radiodifusão, presidente por quatro períodos da AIR – Associação Internacional de Radiodifusão, da qual é Presidente de Honra e Conselheiro Fundador da OTI (Organização da Televisão Ibero Americana”).

A solene entrega da Comenda a Almeida Castro está marcada para a sessão especial da Assembléia no dia 18 de dezembro, ás 15h.

Incorporando-se á essa homenagem, a ABART- Asssociação Baiana de Rádio e Televisão, através do seu Presidente Fernando Henrique B. Chagas e ABI- Associação Baiana de Imprensa, através do Presidente Valter Pinheiro farão também uma homenagem com entrega de placas ao novo comendador, José de Almeida Castro.

RBR Notícias

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.