Notícias

1 21/10/2014 16:08

Um homem búlgaro paralisado da cintura para baixo voltou a andar depois de um transplante de células nervosas, uma operação inédita feita por médicos poloneses. O tratamento foi divulgado nesta terça-feira (21).

Darek Fidyka é a primeira pessoa a se recuperar depois de ter ficado com o nervo da coluna vertebral completamente danificado, após ser esfaqueado, informa artigo publicado na revista científica Cell Transplantion.

“Para mim, é mais impressionante que os primeiros passos do homem na Lua”, comentou o professor Geoffrey Raisman, do Instituto de Neurologia da University College de Londres (UCL). O homem pode andar com auxílio de um suporte e dirigir um automóvel.

Ele tem uma vida normal quatro anos depois da agressão. Fidyka destacou que “quando isso [a capacidade de andar] começa a voltar", se sentiu como estivesse revivendo. "É uma sensação incrível, difícil de descrever”, disse em um programa da BBC.

A operação foi feita por uma equipe de médicos poloneses dirigida por Pawel Tabakow, da Universidade de Wroclaw. Os cirurgiões utilizaram células nervosas do nariz do paciente, nas quais se desenvolveram os tecidos cortados.

A técnica, descoberta pela UCL, obteve bons resultados em laboratório, mas nunca foi testada com sucesso em seres humanos. “Pensamos que o procedimento constitui uma descoberta essencial que, se for desenvolvido, trará uma alteração histórica para pessoas que sofram de lesões na coluna vertebral”, disse Geoffrey Raisman.

Correio

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.