Notícias

1 03/09/2014 01:00

Iniciando o ciclo de entrevistas promovido pela RBR-Rede Baiana de Rádio, o candidato ao Governo do Estado Rui Costa(PT), falou sobre as suas propostas de governo aos repórteres Reginaldo Silva, Lélis Fernandes e demais profissionais da equipe RBR..

O candidato iniciou falando sobre as principais prioridades caso seja eleito. "A Bahia não pode ser tímida, não pode ficar em pequenos projetos. Nossa prioridade é construir uma Bahia moderna. Eu quero ser o novo governador de uma nova Bahia, que aponte para o futuro, de oportunidades e que os baianos possam melhorar sua renda, melhorar a saúde em cada região e uma educação de qualidade para os jovens baianos.

Rui disse que entende que para a Bahia crescer precisa grandes obras de estrutura. Destacou o crescimento de empregos no interior do estado.

Sobre as atuais pesquisas que lhe conferem a 2ª posição na preferência dos eleitores no estado, Rui disse que acredita que nas próximas ele estará em primeiro lugar. "O que vale para mim é o dia da eleição. Os institutos de pesquisa na Bahia, eles conseguem errar muito quando se trata de acertar a vontade da população", frisou.

O candidato lembrou o ocorrido em 2006, que segundo ele, as pesquisam diziam que o atual governador não iria ao segundo turno e no entanto, venceu as eleições.

Regionalização da Saúde

Quando questionado pelo Repórter Reginaldo Silva sobre a regionalização da Saúde, o candidato citou algumas ações dos governos federal e Estadual. "Lula criou o luz para Todos, Wagner criou o Água para Todos e eu pretendo criar o Saúde para Todos. Queremos regionalizar a saúde, inaugurando  sete novos hospitais em meu mandato. Estes hospitais atenderão regionalmente a população. Garantir que os tratamentos e exames médicos sejam feitos na região. Contarei com os existentes e os novos contratando serviços em parcerias com os municípios", afirmou.

Sobre a forma de captação de recursos para a construção dos novos hospitais,haja vista a dificuldade atual,  Rui afirmou que que esse argumento nem foi colocado. "O recurso virá do Governo do Estado e do Governo Federal e se necessário, vamos tomar empréstimos e fazer parceria público-Privada", declarou.

Assaltos a bancos na Região

Sobre  as ações diante dos assaltos a bancos que ocorrem com frequência nas pequenas cidades, o candidato disse que resolverá o problema com investimentos e aumento da existência da polícia. "Esse é um problema nacional. Tem que pressionar os bancos para maior investimentos. Quero criar pelotões especiais no interior LEVAR O Graer para ter 5 bases regionais no interior e com isso facilitar a perseguição e prisão dessas quadrilhas organizadas que aterrorizam as nossas cidades", disse.

 Ações na Região de Santo Antonio de Jesus e Ponte Salvador Itaparica

O candidato afirmou que pretende consolidar e fortalecer os pólos regionais de desenvolvimento. Esses pólos podem beneficiar todas as cidades do entorno. Nós entendemos que para essas cidades crescerem é preciso ter grandes investimentos em logística. O projeto da Ponte está sendo concluído. Porém inclui todos os investimentos feitos na ilha e no Recôncavo. Esse projeto é prioridade para nossa proposta e nós vamos buscar todas as formas de viabilizá-lo", afirmou.

Educação

Quando questionado sobre os projetos na área de educação para a educação integral, sendo que a maioria das escolas não tem estrutura, o candidato afirmou que nem todas as escolas serão contempladas no primeiro ano , caso seja eleito. "Muitas escolas já tem estrutura para a educação integral. Onde não estiver preparada, vamos reformar ou ampliar para o segundo ano de governo. Se nós queremos uma educação de qualidade, se queremos os jovens aprendendo uma profissão praticando arte, cultura e esporte, a melhor saída é a escola de tempo integral", salientou.

 

Departamento de Polícia Técnica

Sobre a atual situação do DPT  Regional de Santo Antonio de Jesus e de todo estado, Rui disse que pretende melhorar no primeiro ano de seu governo, caso seja eleito.

"As pessoas precisam do DPT no momento de maior dor, por isso vamos  melhorar a estrutura e o atendimento à população", declarou.

Disputas de Terra no Sul da Bahia

Sobre a questão das disputas de terras indígenas no Sul da Bahia, o candidato informou que a demarcação das terras indígenas, não é competência do Governo Estadual, mas sim do Governo Federal e a Justiça Federal. "É preciso que haja um estudo aprofundado e detalhado e se o estudo for feito de forma consistente, a solução tem que ser rápida, a decisão tem que ser rápida", disse.

Rodovias

Ainda sobre a questão da degradação das rodovias e sobre a garantia da boa estrutura Rui disse que , caso seja eleito, vai criar um fundo estadual para manter e recuperar as estradas da Bahia bem como  investir na fiscalização do uso das estradas.

 

Por Joyce França

Redação RBR Notícias

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.