Notícias

1 30/08/2014 15:45
Assim como os adultos, as crianças também são afetadas por disfunções no equilíbrio. Sua ocorrência pode causar déficit de atenção, atraso no desenvolvimento psicomotor, dificuldade de aprendizado além de contribuir para o isolamento social, já que a criança afetada não consegue participar das brincadeiras que outras da mesma idade realizam com facilidade.
 
De acordo com a otorrinolaringologista Dra. Renata Di Francesco, presidente da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (Abope), estes distúrbios são decorrentes de alterações no chamado sistema vestibular. Os distúrbios de equilíbrio podem estar relacionados a infecções virais ou bacterianas do ouvido, malformações da orelha interna, meningite ou trauma crânio-encefálico e cervical, crianças de famílias que apresentam enxaqueca têm mais chances de problemas vertiginosos.
 “Como o aparelho vestibular controla a posição do corpo, junto com a acuidade visual, e orienta a sua posição no espaço; qualquer disfunção pode prejudicar atividades que exigem o domínio postural, como, por exemplo, aprender a andar de bicicleta, pular em um pé só, brincar de amarelinha ou subir escadas com pés alternados. As crianças afetadas apresentam, ainda, dificuldades de fixação visual e podem ter distúrbios da atenção”, explica Renata. Segundo ela, os pais devem ficar atentos a possíveis problemas de aprendizado motor provocados pro vertigens e, caso identifiquem o problema, procurar um otorrinolaringologista.
 
 
 
BN
Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.