Notícias

1 19/05/2019 06:00

Campanha Na Onda Contra o Plástico será realizada na praia de Costa até praia de Atalaia, com o 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Ilhéus

Neste domingo (19/5), às 8 horas, o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5°GBM) de Ilhéus vai realizar a terceira edição da campanha Na Onda Contra o Plástico, na praia da Costa até praia de Atalaia, em Canavieiras.

Voluntários estão convidados a participar do evento que tem como objetivo realizar a limpeza do ambiente aquático e alertar os cidadãos sobre os cuidados do descarte do lixo naqueles locais.

A atividade acontece em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em adesão ao desafio online Trashtag Challenge.

Na onda contra o plástico

Campanhas pela redução do consumo do plástico e seu correto descarte estão crescendo em todo o planeta.

Em março de 2019, a ong internacional WWF (World Wide Fund for Nature/Fundo Mundial para a Natureza) divulgou um estudo segundo o qual o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. O país também é um dos que menos recicla este tipo de lixo: apenas 1,2%.

Sem a destinação adequada, boa parte dos resíduos plásticos acabam nos oceanos. Segundo o relatório da WWF, o volume de plástico que chega aos oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas.

Neste ritmo, até 2030, encontraremos o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar a cada km2. Segundo a ong, o último verão foi o recordista em animais mortos na costa brasileira, e boa parte dos grandes mamíferos tinham plástico em seus estômagos.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.