Notícias

1 23/04/2019 05:49

Com a instalação, nesta terça-feira (23/4), às 14h, do Comitê Organizador dos Jogos Universitários Brasileiros/2019 (JUBs), que este ano terá a Bahia como estado-sede, o Governo do Estado dá a largada para a realização do evento esportivo, marcado para ocorrer em outubro. 

A data foi aprovada durante reunião na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com participação de representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), além da Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube) e Federação Atlética da UFRB.

Coordenada pelo secretário do Trabalho e Esporte, Davidson Magalhães, e pelo diretor-geral da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, tendo também a presença do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, a reunião foi a primeira para discutir o JUBs com instituições públicas de ensino superior. 

O propósito foi apresentar toda a estrutura e organização dos jogos, que serão disputados em equipamentos esportivos de Salvador e Lauro de Freitas e organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), com apoio do Governo da Bahia.

Os JUBs são considerados a maior competiação esportiva universitária da América Latina e reúnem anualmente mais de cinco mil alunos-atletas de todo o país, divididos em 15 modalidades individuais e coletivas.

As provas mais tradicionais são as de atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, skate, além dos jogos eletrônicos Fifa, League of Legends e do JUBs acadêmico.

Algumas das praças esportivas que deverão ser usadas para a realização das provas são o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, a Piscina Olímpica da Bahia, na Bonocô, o Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas, na região metropolitana, e o Serviço Social da Indústria (Sesi), em Simões Filho, também na RMS.

Mobilização 

Após essa apresentação coletiva, a Sudesb irá in loco a cada instituição de ensino fazer a sensibilização das universidades e dos estudantes. Para tanto, cada unidade de ensino superior será procurada para o agendamento da visita presencial, programada para os meses de abril e maio.

A participação dos atletas da Bahia na etapa nacional será definida nas seletivas dos Jogos Universitários da Bahia (Juba), de 21 a 25 de agosto. 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.