Notícias

1 22/03/2019 15:00

Falsa notícia foi espalhada depois que um áudio circulou supostamente feito por mães

Cristina Pita

Um boato de que um carro preto estaria sequestrando crianças nas cidades de Laje e Santo Antônio de Jesus se espalhou rapidamente na manhã desta sexta-feira (22/3).

A história ganhou força até em blogs de Santo Antônio de Jesus, que compartilharam a informação de que mães supostamente estariam denunciando um carro preto na porta de algumas escolas. A denúncia teria sido feita através de um áudio.

Esse boato, alguém sem responsabilidade criou a partir de outro boato que circulou na bahia e até em outras cidades no Brasil que seria muito similar à vários outros que já circularam em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna e outros lugares.

Em nenhuma das cidades foi registrado algum Boletim de Ocorrência ou a Polícia Militar foi acionada sobre qualquer tentativa de sequestro, confirmando que é apenas mais um boato.

Tanto o áudio quanto as notícias espalhadas por alguns blogs da cidade, não passam de boatos. O Site www.andaia.com.br entrou em contato com as autoridades para apurar a veracidade dessas informações.

O tenente PM Jaguaracy Brasil, assessor de Comunicação do 14º Batalhão da Polícia Militar, em Santo Antônio de Jesus, informou que não existe registro de sequestros de crianças e nem a presença de um carro preto rondando as escolas como os supostos áudios descrevem no âmbito de abrangência do 14° Batalhão da PM. 

Apesar dos rumores, a polícia diz que até os dias de hoje, não recebeu qualquer denúncia a respeito. Contudo, a mesma alerta acerca da importância de uma fiscalização mais efetiva dos pais e principalmente das escolas. Ao perceber qualquer atitude que gere suspeita, é necessário acionar imediatamente a polícia, evitando assim, o desencadeamento de uma histeria coletiva sem causa. "Não foi identificado qualquer registro através do 190 (da Polícia Militar) ou em qualquer das unidades da PM, nas cidades, que ventilasse ocorrência de tal natureza. Vale salientar que é importante as pessoas registrarem as situações via 190 e em Delegacia, bem como passar as características como local e horário de qualquer fato para que a Polícia Militar possa averiguar. Contudo, historicamente, já houve vários boatos de tal natureza que não eram verídicos", disse o militar.

É bastante comum fotos de pessoas acusadas de sequestro de crianças circularem através das redes sociais. Vez ou outra, imagens de casal ou de uma mulher segurando duas pistolas dentro de um veículo aparecem como supostos sequestradores que estariam tirando fotografias de crianças na porta das escolas. 

Os rumores eclodiram no início do ano passado e mais uma vez, tornou a ser divulgado. Todavia, a polícia do município alerta sobre os riscos de disseminação de boatos que além de causar alarde desnecessário pode acabar prejudicando seriamente a vida de pessoas inocentes. Espalhar as famosas fake news pela internet é crime. Quem faz esse tipo de prática está sujeito a penas impostas pela justiça.

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.