Notícias

1 15/03/2019 16:00

A campanha “Março Laranja”, através da Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia-Hemoba, iniciou na cidade de Salvador, com a ONG Doadores por Amor, trás a proposta de conscientizar as pessoas a doares medula óssea. 

Em entrevista a Rádio Andaiá FM, na tarde de ontem, quinta-feira (14/03), “Tia Adriana”, representante da campanha contou que a proposta do “Março Laranja”, foi entregue ao vereador Tom, que encaminhou à Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, onde foi aprovada. “A campanha hoje é a Lei 78/2018, constituída aqui em SAJ com o mês de conscientização do doador de medula óssea”, explicou.

Segundo informou a representante o cadastro de medula óssea é fácil e rápido. É necessário que as pessoas realizarem o cadastro no HEMOBA da cidade. “Para quem não tem o cadastro, é fundamental ir ao HEMOBA e realizar o cadastro, e em seguida a doação. É importante fazer a doação, porque tem muitas pessoas que precisam de um transplante de medula. Dia 22 e 23 desse mês, estaremos fazendo uma ação em SAJ para estar recebendo as doações e realizando cadastros”, ressaltou.

A medula óssea é um liquido do nosso osso, conhecido também como Tutano, que serve para a cura da Leucemia e mais de 80 tipos de doenças no sangue. “A medula óssea é muito importante para a cura de algumas doenças. Para realizar o cadastro tem que responder uma ficha, retirar 5ml de sangue e assinar um termo de comprometimento pela ação. Caso a pessoa seja compatível será chamado para realizas as doações. A compatibilidade é 1 para 100mil ou 1milhão”, lamentou.

De acordo com Andreia, se o doador for compatível com alguém de fora da cidade, o Ministério Público pagará toda despesa, para a doação ser realizada, com direito de um acompanhante. “É retirado cerca de 10% a 15% da medula óssea do doador, em uma semana o organismo recompõe”, disse

Para doar tem que ter idade mínima de 18 anos até 54 anos e 11 meses. “Dia 22 e 23, faremos uma abordagem na área externa do HRSAJ e na Praça Padre Mateus, para conseguirmos doadores. A doação é mundial e fundamental para salvar vidas. Doar é uma forma de amar o próximo, Deus nos ensinou isso”, completou.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.