Notícias

1 23/02/2019 00:00

Três milhões de camisinhas serão distribuídas gratuitamente durante o carnaval de Salvador. Além dos preservativos, os foliões da festa podem solicitar, também de graça, pílulas do dia seguinte em postos de saúde instalados nos circuitos da festa, na barra e na Carlos Gomes.

As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Salvador, nesta sexta-feira (22), durante lançamento da campanha nacional de prevenção a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

O evento ocorreu no Centro de Convenções do Monte Pascoal Praia Hotel, na Barra, e contou com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mendetta, do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, e do secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira.

O lançamento da campanha ainda teve apresentação da banda do bloco afro Ilê Aiyê e do Rei Momo.

A ação tem objetivo de estimular o uso dos preservativos, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a 29 anos. Com o slogan, "Pare, pense e use camisinha", também foi divulgada durante o evento a nova embalagem da camisinha que será distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS).

O cantor Gabriel Diniz, dono do sucesso Jeniffer, foi o escolhido pelos criadores da campanha para ser o padrinho da campanha. Um vídeo no qual o artista fala sobre a importância da ação foi exibido durante o evento.

Dados nacionais
 
O Ministério da Saúde vai distribuir 12 milhões de camisinhas com a nova identidade visual durante o carnaval das cidades de Salvador, Recife, Olinda e Rio de Janeiro. As ações serão feitas nas ruas.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no país inteiro, já foram distribuídos 130 milhões de preservativos masculinos. Em 2018, foram distribuídos 106 milhões, 22% a menos que em 2019.

"A gente aumentou bastante o número de preservativos neste carnaval. O SUS é a maior rede de saúde do mundo e temos que conscientizar os foliões sobre as preservações para diminuir o número de consequências graves", disse Mandetta.

Ainda segundo o ministro, as campanhas de estímulos para o uso de preservativos vão se estender durante todo o ano. "É uma tradição falar sobre preservativos no carnaval, mas esse ano vamos colocar campanhas durante todo o ano", explicou.

"É uma campanha bonita, leve, que respeita a família e os jovens. Essa mensagem tem que chegar em todos os estados do Brasil. A gente dar a informação, explicar o que está acontecendo e oferecer os preservativos para diminuir o número de infectados", completou Luiz Henrique Mandetta.

G1

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.