Notícias

1 04/12/2018 18:00

Cristina Pita

Representante do Ministério Público de Santo Antônio de Jesus, o promotor de Justiça, Julimar Barreto, em reunião realizada segunda-feira (3/12), manifestou apoio à implantação do sistema de estacionamento rotativo Zona Azul, que a prefeitura pretende implantar futuramente na cidade. O PL, de autoria do Executivo, será votado na tarde desta terça-feria (4/12), durante a sessão da Câmara de Vereadores. Além do MP, o SAJ Rotativo já recebeu apoio da Associação Comerical e Empresarial de Santo Antônio de Jesus.

No encontro com o MP, que reuniu ainda membros do Observatório Social e da Câmara Municipal, o promotor Julimar Barreto destacou os benefícios do sistema rotativo 'Zona Azul'. "Mobilidade no comércio local em cidades onde o sistema já foi implantado, entre outras vantagens". 

A organização do fluxo de estacionamento de veículos no centro da cidade é uma demanda antiga da população. O SAJ Rotativo, como foi denominado o Projeto de Lei nº 05/2018, enviado pela Prefeitura à Câmara em 27 de fevereiro desse ano, entrou em processo de discussão através das Comissões de Justiça e Redação e da Comissão de Finanças e Orçamento.

A aposta da prefeitura é revitalizar as áreas centrais da cidade, ampliando a oferta de vagas para estacionamento. Com isto, segundo avaliação, haverá um fluxo bem maior de veículos em sistema de rodízio, aumentando, inclusive, as vendas do comércio e serviços, já que as pessoas terão controle do tempo que gastam com o veículo parado em cada baia de zona azul, permitindo a rotatividade de vagas.

O PL 05/2018 autoriza o município a implantar o sistema de estacionamento rotativo, a contratar empresa via processo licitatório de concorrência pública para implantar e operar o sistema e também definir as áreas e tarifas.

Serão implantadas zona azul para veículos, zona verde para motocicleta e zona branca para embarques e desembarques em instituições como igrejas, hospitais, clínicas, escolas, farmácias, isto é, será reservada uma área em frente aos estabelecimentos.

O SAJ Rotativo, garante a rotatividade das vagas de estacionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h, com faixa branca em frente à farmácias, clínicas, hospitais, escolas e igrejas, área para idosos e carga/descarga, além de contribuir com a organização do centro da cidade, o sistema de estacionamento Zona Azul vai beneficiar o comércio da área, além de fluidez no trânsito.

Zona Azul, saiba mais

O estacionamento rotativo ou zona azul é a modalidade pública de vagas de carro. A sua principal função é permitir rotatividade entre veículos, possibilitando uma maior oferta de vagas controla.das por minutos/horas.

Veja os benefícios do sitema:

Compartilhamento e Rotatividade de Vagas

Muitas cidades ainda não implantaram o sistema rotativo e por conta disso ainda encontram problemas nos estacionamentos, com motoristas que estacionam seus veículos pela manhã e só retiram no final da tarde e isso acaba prejudicando a rotatividade e o trânsito. Com o estacionamento rotativo é diferente, pois o motorista precisa liberar a vaga após o tempo limite e isso faz com que exista uma grande rotatividade de veículos e compartilhamento da mesma vaga várias vezes ao dia.

Gera mais lucro para o comércio local

Muitas vezes os clientes desistem de comprar no comércio local pela falta de vagas para estacionar o veículo, isso impede o estabelecimento de crescer, principalmente em datas comemorativas. Com o estacionamento rotativo o comércio lucra mais por existir vagas disponíveis com mais frequência. Isso ajuda diretamente o comerciante por ter um fluxo maior de clientes e também o consumidor que não precisa perder tempo procurando uma vaga para poder estacionar, ou até mesmo desistir da compra por falta de vagas.

Agilidade e facilidade

Motoristas não precisam mais procurar estacionamentos distantes que geram o desconforto de ter que voltar andando para o destino alvo. Com a rotatividade o motorista sai de sua casa mais tranquilo por saber que vai estacionar o seu veículo próximo do seu destino de forma ágil.

Amenização da falta de vagas

Usuários relatam que antes do estacionamento rotativo era praticamente impossível achar vagas em certos locais porque muitos veículos ficavam o dia todo estacionado na mesma vaga. Por essa prática não ser permitida no rotativo, isso ameniza a falta de vagas no local e gera um conforto no motorista por saber que a probabilidade de ele encontrar vagas disponíveis é grande.

Organização

Muitas vezes vemos desordem e algumas irregularidades em estacionamentos comuns. Porém o sistema de rotatividade possui agentes de trânsito capacitados que ficam à disposição para ajudar na organização do estacionamento e inibir irregularidades.

Preço mais acessível que os estacionamentos privados

Usuários sofrem diariamente por não encontrar vagas em determinados locais e a única opção que os resta são os estacionamentos privados, que nem sempre são acessíveis e acabam ultrapassando o valor que o motorista pode gastar. O estacionamento rotativo possui um preço acessível a todos e ainda possui um retorno para a população com melhorias no trânsito da cidade.

Retorno financeiro para os cofres públicos

O estacionamento gera recursos para os cofres públicos que investem e modernizam o trânsito da cidade. Isso com certeza faz toda a diferença para a população.

Tecnologia Avançada

Muitos rotativos já contam com sistemas que facilitam a forma de pagamento e localização de vagas. Várias cidades possuem o parquímetro, que proporciona ao usuário a pagar em moedas o tempo desejado que ficará na vaga. Também existem aplicativos para celulares com uma extensa tecnologia, que facilita a vida do usuário na hora de pagar e estacionar.

Os aplicativos disponibilizam pagamento via cartão de crédito caso o usuário não tenha dinheiro em espécie no momento, além de ajudar a localizar vagas disponíveis nas proximidades e cadastrar veículos. Cada vez mais as cidades estão investindo em uma tecnologia avançada para acabar com qualquer problema que o motorista possa encontrar na hora de estacionar.

Esses são os maiores benefícios do Estacionamento Rotativo que vem fazendo uma grande diferença nas cidades de todo o Brasil. A cada dia que passa estacionar está deixando de ser um problema graças a adição de um sistema que só veio para somar.

 
 
 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.