Notícias

1 10/08/2018 16:07

Cristina Pita

Nesta sexta-feira (10/8), em entrevista ao repórter Tino Alves, na Rádio Andaiá FM, o coronel Matias, comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros MIlitar de Santo Antônio de Jesus, falou sobre o Curso de Salvamento Terrestre, ministrado ao efetivo, que tem como objetivo capacitar os militares do Corpo de Bombeiros no atendimento de ocorrências em locais de difícil acesso, empregando técnicas e equipamentos especiais para salvar vidas.

Segundo o coronel Matias, a capacitação tem como objetivo atender as demandas da região. "Estamos capacitando nosso pessoal para dar o tratamento que a sociedade merece. A população se preocupa muito com o combate a  incêndio, mas os Bombeiros tem muitos outros produtos para oferecer á sociedade. Estamos fazendo com que esses produtos sejam reconhecidos", salientou.

O comandante dos Bombeirpos esteve acompanhado do Major PM Ramom Diego, especialista em resgate e tratamento de crise. "Esse curso de capacitação serviu para os alunos aptrendreem sobre o tratamento de crise. Estes aluno, que hoje estão sendo preparados para atuar na unidade dos Bombeiros do município. Tive a oportunidade de participar desse curso e contamos com a colaboração do Major Ramom com palestras. O Corpo de Bombeiros está apto para atender as demandas do Recôncavo e o que a sociedade precisar", garantiu coronel Matias. O comandante disse que pretende criam o Disque Suicídio, com um psicólogo 24h para atender as pessoas que tenham necessidade e possam conversar com o profissional.

O Major Ramon Dieggo explciou que, com o Núcleo de Formação, a disciplina tentou, dentro de um planejamento educacional, abordar temas de busca, resgate e salvamento terrestre. "O coronel Matias implementou na jornada de trabalho um programa para capacitar o efetivo, de salvamento e em formação, para atuar em ocorrências diversas, como colapso, desabamentos, salvamentos em locais de difícil acesso, como ribanceiras, em locais que exigem um maior vigor físico e capacitação técnica nessas atividades".

O  militar informou que levou a parte acadêmica e também novidades, como metodologia black, que é busca e resgate em estrutura colapsadas. Uma metodoologia que obedece um panorama internacional. "São novidades a nivel de ferramentas, equipamentos e acessórios. Foi desenvolvido um trabalho com as feramentas que o efetivo já trabalha no Grupamento, como o emprego de almofadas pneumáticas, equimamentos para resgate em locais de dificil acesso, e na capacitaçãoo de salvamento terrestre. O coronel Matias idealizou trazer essa temática de panorama nacional e internacional", disse.

De acordo com o major Ramom, a Bahia, através de um planejamento educacional, tem buscado implementar essa doutrina na prenvenção ao suicídio e atendimento a estas ocorrências, pois alem de atender, o Bombeiro tenta, com abordagem preventiva, orientar pacientes ou pessoas que estejam passando por algum problema, indicam e acionam, com orientação dos orgãos competentes, os parceiros do Corpo de Bombeiros. "Qualquer pessoa que esteja passando por problemas de ordem familiar ou pessoal, deve buscar ajuda nas unidades de saúde e no Caps, que vão encaminhar essa pessoa para o profissional especializado!, finalizou.

 

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.