Notícias

1 09/08/2018 19:42

A Rádio Andaiá FM, através do empresário Fernando Henrique Chagas, está marcando presença na Techdays 2018 – Etapa Salvador, que acontece nesta quinta-feira (9/8), no Hotel Golden Park, até às 17h. O Seminário, voltado para radialistas, traz informações sobre as mais novas tecnologias no mercado. A Rádio Andaiá FM foi convidada a participar e está presente para discutir como as inovações tecnológicas estão influenciando as emissoras de rádio e demais mídias que envolvem a comunicação. É possível assistir palestras e demonstrações sobre inovações tecnológicas que estão mudando a cara do Brasil e do mundo. Fernando Henrique Chagas é diretor da Rede Baiana de Rádio - RBR e presidente da Associação Baiana de Emissoras de Rádio e TV - Abart-Ba.

A primeira palestra da manhã foi “Fake News, a mentira com cara de verdade”.  Mais tarde,  será “A importância de um conteúdo vencedor para sua Rádio”. A última da manhã será “Inovação como diferencial para sua emissora”.  O evento reune profissionais do setor de tecnologia e representantes de rádios e TVs para discutir assuntos relacionados à migração do rádio AM para FM, vendas, novas tecnologias e oportunidades para a radiodifusão.

À tarde será “Migração AM/FM: Nova Etapa, novos desafios”;  “Transformando o online em audiência e vendas;  “MGE Broadcast – Início de uma nova era em transmissores de alta potência”;  “O perfil do vendedor atual” e  “O Rádio em tempos de Internet”. O Sindicato dos Radialistas fez a abertura do evento e abordou cada um desses temas de acordo com a  sua visão do mundo do trabalho.

Congresso ABERT 2018

Quem ainda não garantiu a participação no 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão precisa correr: as inscrições pelo site vão somente até 17 de agosto (www.28congressoabert.com.br). Após essa data, os cadastros apenas serão feitos à vista, na entrada do evento, nos dias 21 e 22 de agosto.
A programação promete dias intensos aos participantes. No dia 21, às 19h, está prevista a cerimônia de abertura com a homenagem a personalidades que se destacaram pela contribuição ao setor de radiodifusão. A solenidade, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, terá a participação do presidente Michel Temer, do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira. Um coquetel festivo encerrará o primeiro dia do Congresso da ABERT.

O dia 22 está destinado aos painéis de debates. Pela manhã, após a palestra magna “Os desafios da regulação impostos pela tecnologia” do presidente da National Association of Broadcasters (NAB), Gordon Smith, quatro painéis vão discutir as perspectivas para o rádio e a TV.

Em “TV aberta e o mundo conectado: convergência?”, Smith estará ao lado do publicitário e presidente da Lew’Lara, Luiz Lara, e do vice-presidente executivo de Assuntos Legais e Estratégicos da ONE Media 3.0, Jerald Fritz, no debate sobre a distribuição de conteúdo audiovisual para diversas plataformas, além da relação da TV aberta digital com o público e o mercado publicitário.

Já o painel “Sociedade da informação e os desafios da desinformação” reunirá o sociólogo francês Dominique Wolton, o presidente do TSE, Luiz Fux, e o diretor executivo da CBN, Ricardo Gandour, para um debate sobre a disseminação de notícias falsas como forma de influenciar decisões e monetizar negócios.

O painel “Tecnologia, programação e entretenimento a favor do rádio” terá o radialista e vocalista do Jota Quest, Rogério Flausino, e o diretor da ZY Digital, Marco Túlio, para o debate sobre o avanço da tecnologia e da internet como aliada do rádio. Eles mostrarão como as emissoras estão adequando a programação para fortalecer sua presença no mercado.

O Congresso da ABERT contará também com a presença dos jornalistas Ricardo Boechat (BandNews FM), Milton Jung (CBN) e Nilson Cesar (Jovem Pan), no painel “Rádio, uma mídia cada vez mais local e interativa. Esse é o futuro?”. A importância do rádio na interação com a sociedade e como ferramenta formadora do cidadão estará no foco das discussões.

Para ver a programação completa e fazer sua inscrição, acesse o site www.28congressoabert.org.br

 

Migração AM/FM é tema de livro lançado no Congresso da ABERT

Os resultados de uma pesquisa sobre o impacto da migração do rádio AM para FM estão no livro “Migração do rádio AM para o FM - Avaliação de impacto e desafios frente à convergência tecnológica”, que será divulgado no 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão.

Durante o dia 22 de agosto, os participantes que visitarem a Sala do Radiodifusor poderão conversar com as professoras Nair Prata (UFOP) e Nélia Del Bianco (UnB/UFG), que coordenaram o estudo. Também será possível adquirir exemplares.

A pesquisa contou com a participação de emissoras de rádio de todo o país. O livro está dividido em três capítulos: o primeiro apresenta uma linha do tempo do processo de construção da política pública da migração AM/FM; o segundo é uma análise dos resultados em âmbito nacional; e, no último capítulo, 77 autores interpretam os dados de cada estado com base na formação do mercado de radiodifusão regional.

“Com este trabalho, desvelamos um rádio que se esforça nas tentativas de se reinventar, buscando novos públicos, novas formas de sustentabilidade e novos modos de sobrevivência em um ecossistema midiático em profunda reconfiguração”, afirma a professora Nélia Del Bianco.

Na Sala do Radiodifusor, os participantes ainda poderão tirar dúvidas sobre processos em andamento com representantes da ANATEL, MCTIC e ECAD.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.