Notícias

1 09/08/2018 16:24

Na manhã desta quinta-feira (9/8), a Unidade Móvel da Rádio Andaiá FM, com o repórter Sidney Silva, foi averiguar a situação da Creche Escola Mário Moreira Sampaio, localizada no bairro da Urbis I, em Santo Antônio de Jesus, após denúncia dos pais dos alunos de que teria surgido uma casa de maribondo próximo á creche, podendo ocasionar situação perigosa para as crianças. A creche atende a 102 crianças.

Durante entrevista ao repórter Sidney Silva, a diretora da creche, de prenome Rosemary, afirmou que 'aqueles maribondos não são perigosos'.  “A casa de maribondos está aqui bem legível, só que não é um maribondo perigoso. Meu esposo já olhou. Veio aqui até para fazer a retirada, mas quando chegou viu que o maribondo fica distante. As crianças são de 0 a 4 anos, não têm acesso a esse maribondo, que está muito alto", afirmou. Segundo Rosemary, já houve aparecimento de outra casa de maribondo na parte interna da escola, 'mas as decisões foram tomadas o mais rápido possível'. "Meu marido foi lá e retirou".

Ao lado da creche existe um terreno cheio de mato e lixo. Embora a responsabilidade de limpeza de terrenos particulares seja dos proprietários, o lixo acumulado e o mato podem servir de abrigo para animais. A diretora informou que já entrou em contato com a Prefeitura para solicitar o serviço de limpeza do local. "Já solicitei a Prefeitura. Ontem (quarta-feira) teve uma equipe que veio aqui para saber quantas pessoas vão precisar mandar para fazer o trabalho, porque aqui é uma área muita extensa e tem que vir a equipe toda. A partir de segunda-feira (13/8) eles estarão chegando para fazer a limpeza do local”, garantiu Rosemary.

Cuidado, perigo!

Embora a diretora da Creche Escola Mário Moreira Sampaio, afirme que 'não há perigo',  marimbondos, algumas espécies de formigas, vespas e, principalmente abelhas estão na lista dos insetos que mais causam reações alérgicas fatais. Segundo os especialista, milhares de pessoas apresentam alergia a picadas de insetos. Na maioria dos casos, a alergia provoca coceiras, vermelhidão e incômodo, mas não são raros casos que provocam choque anafilático. No Brasil, cerca de 15 mil casos de picadas de abelhas são registrados todos os anos. Em média, 150 pessoas morrem por choque anafilático provocado por picadas de insetos todo os anos no país. Milhares podem ter complicações e o estado geral de saúde afetado.

Como tirar casa de marimbondo

Os marimbondos, de forma geral, não estão entre os bichos mais mortais do planeta, mas ninguém quer levar uma picada, não é mesmo? Mas o que fazer quando esses bichos estão por perto? Será que você sabe eliminar uma casa de marimbondos com segurança? A resposta, infelizmente, é “não” para a maioria das pessoas. Isso porque grande parte das pessoas costuma atear fogo na casa desses bichos ou usar vários remédios que prometem eliminá-los, mas que podem irritá-los ainda mais. Quando essas técnicas pouco eficientes são seguidas, não raro alguém sai ferroado da situação. A primeira providência é procurar ajuda do Corpo de Bombeiros.  O caso será avaliado pelos bombeiros para ver se é emergência ou urgência, o que define a rapidez ou não do atendimento. Ligar também para o SAMU 192, em caso de picada. Se não for urgência ou emergência, há dois caminhos: ligar para a Ouvidoria da Prefeitura ou contratar uma empresa especializada em dedetização.

 

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.