Notícias

1 22/06/2018 16:44

No próximo dia 30 de junho será realizado em  Canavieiras a 2ª edição do Torneio Brutal de Kettlebell Sport, modalidade de levantamento de peso que alia força e técnica para levantar uma bola de ferro por tempo determinado.
A competição é aberta ao público e terá início à partir das 14 horas no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães (COMLEM) reunindo atletas experientes de Canavieiras e Salvador.

João Rosário, organizador do torneio, explica que como este ano o evento acontece no mês de junho, período de chuvas na região, foi mais indicado, tanto para o público, quanto para o desempenho dos atletas, realizá-lo num espaço fechado e, por isso, optou pelo auditório do COMLEM.
 
A 1º edição do Torneio Brutal de Kettlebell Sport foi realizado no dia 25 de março de 2017, no Sítio Histórico de Canavieiras, sendo o primeiro evento realizado ao ar livre do Brasil. Ao todo 20 atletas (10 de Salvador, 9 de Canavieiras e 1 de Ilhéus) e na sua maioria mulheres  (16)  participaram do torneio, número expressivo para a primeira competição de Kettlebell Sport do interior da Bahia.
Segundo a organização estão novamente confirmados para a edição deste ano atletas de destaque de Salvador e Canavieiras como as canavieirenses Joyce Araújo e Poliana de Jesus.  Na edição anterior na prova snatch 8 kg  10 minutos teve dobradinha de Canavieiras no pódio, com Joyce Araújo e Poliana de Jesus na primeira e segunda colocação respectivamente.
 
Poliana bateu na época o recorde brasileiro com 250 repetições, mas ficou na segunda colocação pela pontuação do peso corporal, uma vez que pesava 58 kg, 6 a mais do que Joyce. Poliana é treinada por Leandro Alves do LM Studio de Canavieiras, que tem o maior número de atletas inscritos no torneio.
Outra atleta de destaque confirmada para a edicão é a treinadora e atleta de kettlebell Priscila Beck, pioneira do estado a disputar campeonatos de kettlebell Sport,  trará para Canavieiras 4 atletas representando o Priscila Beck Kettlebell Club.

Sobre o esporte

No kettlebell sport, os atletas vão ao seu limite executando movimentos com tempo e técnica específica com o kettlebell, uma bola de ferro com alça que pode pesar de 8 até 32 quilos em campeonatos, num esporte que alia força, técnica e resistência. O esporte consiste em quatro provas – jerk, snatch, long cycle e o biathlon, disputadas em 5 ou 10 minutos. O vencedor é o atleta que conseguir executar mais repetições no tempo da prova.

Segundo João Rosário, pioneiro no treinamento de atletas e realização de competições nacionais e internacionais de Kettlebell no Brasil e responsável pela introdução do esporte em Canavieiras, treinar com o kettlebell é como ter todos os benefícios de uma academia em uma única ferramenta.
 Uma alternativa prática e completa para os que querem sair do sedentarismo, melhorar o condicionamento físico ou se desafiar no esporte
O professor esclarece, ainda, que o Kettlebell Sport pode ser praticado por todos, de iniciantes a atletas, cada um na intensidade indicada, porque sua evolução é progressiva.
Já são 15 medalhas para a cidade nesse esporte que é um tipo de levantamento de peso.
Se você ficou interessado em conhecer essa modalidade, João dá aulas na Academia Arte Suave, que fica na rua Altamirando de Carvalho Filho, 308, Canavieiras. Mais informações (73) 99827-9091 ou redes sociais @brutalsc
 
O 2° Torneio Brutal de Kettlebell Sport tem o patrocínio de Casa do Estudante e Grupo Açaizeiro (Du Açaí e Aipim Tapiocaria) e
apoio do Colégio Luís Eduador Magalhães de Canavieiras, Costa Sul FM 99.3, CDC e Exa eventos esportivos.

 

ASCOM-João Rosário

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.