Notícias

1 13/06/2018 15:50

A Receita Federal voltou a emitir um alerta aos contribuintes contra tentativas de golpes via e-mail, envolvendo seu nome. Segundo o órgão, várias pessoas têm recebido falsas mensagens com a marca da instituição, com o objetivo de obter informações fiscais, cadastrais e financeiras. Esses conteúdos trazem links que, ao serem acessados, permitem a entrada de vírus e malwares (softwares maliciosos) nos computadores.

Esse tipo de fraude surge com mais frequência quando as pessoas começam a se interessar por informações relacionadas ao Imposto de Renda. Na semana passada, por exemplo, o Fisco liberou a consulta ao primeiro lote de restituições de 2018, com depósito do dinheiro previsto para o próximo dia 15. Os golpistas se aproveitam do interesse da população para disseminar as falsas mensagens.
 
O Fisco, no entanto, acrescentou que "não envia mensagens via e-mail sem a autorização prévia do contribuinte nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome". A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), em sua página .

Caso o contribuinte receba um desses falsos e-mails, a orientação é não abrir os arquivos anexados (programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações do usuário); não acessar os links para outros endereços virtuais ou com a isca "clique aqui"; e excluir imediatamente a mensagem.

O Globo

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.