Notícias

1 09/05/2018 15:33

Projeto de ação popular que visa coibir cobrança abusiva de 80% na taxa de água e esgoto, foi entre a comissão de legislação e tem no máximo até 45 dias para entrar em votação.

O projeto de combate ao abuso da alta taxa cobrança D’água e esgoto feito pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA) tem a idéia de cunho população e vem cobrando das autoridades municipais celeridade. Com mais de 8 mil assinaturas protocolada e entregue ao legislativo, a ideia é forçar a aprovação da câmara e da prefeitura.

Na sessão desta terça-feira (08), o projeto que vem tirando o sono da empresa prestadora de serviço de água e esgoto, será analisado e devolvido para votação.  A reportagem da Costa Sul FM - RBR (Rede Baiana de Rádio) esteve acompanhando tudo em loco.

O referido projeto enviado para a comissão de legislação será finalizado nesta quinta-feira (10), e em seguida será entregue para a comissão de finança que tem o prazo de até 45 dias, para deliberar sobre o assunto em pauta.

Acredita-se que não há muito que se falar, podendo esse prazo de 45 cair para 30 dias. “Esperamos que todos os vereadores, aqueles que têm uma boa consciência, que vote a favor deste projeto de lei, aquele que não tem uma consciência tranquila, esse pode votar contra, tem problema não. Mas tenho certeza que a maioria irá aprovar esse projeto”.  Concluindo terminou; “Não acredito que os vereadores venham ser contra a aprovação deste projeto, o que estamos fazendo aqui é lutando pela população carente” disse vereador Cleonildo em entrevista.

Segundo informações o contrato de Prestação de Serviço da EMBASA com o município encerrou no ano de 2017.  Sendo assim a pressão popular pela redução da taxa de 80 para 40% e mais 50% a menos na religação, vem no momento em que se postula uma renovação de mais 30 a 40 anos. Espera-se que o prefeito de Canavieiras, só aceite a renovação após ser colocado no futuro contrato, o desejo da população.  

REVOLTA POPULAR

Ainda segundo informações, a empresa não faz tratamento de esgoto em boa parte da cidade, tendo o morador que pagar um taxa extra a outras empresas para fazerem os serviços. Bairros como; Burundanga, Sócrates,  Antônio Osório, Cidade Nova,  João Fon Fon, Augusto Reis não existem esgotamento sanitário, mas  pagam as devidas taxas em suas contas mensal.

Após matéria publica na última segunda-feira (08) pelo jornalismo da Radio Costa Sul FM, sobre a movimentação e o desejo do povo, apareceu na câmara de vereadores um suposto novo contrato da empresa EMBASA com o município, que segundo informações seria por tempo indeterminado.  O jurídico da câmara já deixou claro que se houve a assinatura sem aprovação da casa, tudo não passará de ilegalidade.

Matéria: Ney Amaral

 

 

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.