Notícias

1 07/05/2018 19:20

A Bahia registrou, nos quatro primeiros meses deste ano, 25 assaltos a banco, uma média de mais de 6 ocorrências por mês. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), que informou ainda que o número representa redução de 26,5% dos casos em relação ao mesmo período de 2017, quando 34 agências bancárias foram atacadas.

Em Salvador, o primeiro quadrimestre do ano teve quatro casos de roubos a agências bancárias. A SSP-BA aponta uma dimunuição de 20% em relação ao mesmo período de 2017. Na região metropolitana, apenas uma ocorrência foi registrada, contra seis no mesmo período do ano passado, uma redução de 83,3%. Já no interior da Bahia, foram 20 casos registrados entre janeiro e abril de 2018, contra 23 em 2017.

Em geral, os criminosos invadem agências pela noite ou madrugada e explodem caixas eletrônicos, entretanto, em algumas situações, o crime é mais violento. Foi o caso de um ocorrência do início do mês de abril, em Barra da Estiva, quando os bandidos sequestraram o gerente de um banco, a esposa e filhas dele; ou quando um grupo de cerca de 40 criminosos invadiu Catu e assaltou quatro agências.

Dentre as 25 ocorrências registradas em 2018, a SSP-BA informou que 50 suspeitos foram presos e outros oito morreram em confronto com a polícia. No total, a polícia apreendeu 21 armas de fogo, entre elas cinco fuzis.

Explosivos apreendidos

Quase uma tonelada de materiais explosivos, que seriam usados para detonar agências, também foram apreendidos nesse período, segundo a SSP.

Em 30 de abril, uma lancha com 71 kg de explosivos foi apreendida na praia da Ribeira, em Salvador. O material foi encontrado após a embarcação ser abandonada por criminosos. Dois deles foram presos.

Além dos explosivos, foram apreendidos também 20 espoletins e 10 espoletas - material usado na detonação. Na época, a Polícia Federal informou que o grupo planejava fazer um ataque a caixas eletrônicos com os explosivos.

Relembre casos

Entre os casos mais agressivos de ataques a bancos, neste ano, está o de Catu. O caso aconteceu no dia 31de março. Bandidos fortemente armados provocaram terror durante a madrugada. Durante a ação, eles aproveitaram para assaltar bancos, lojas e casas lotéricas.

De acordo com a polícia, os ataques duraram cerca de 30 minutos e tiveram a participação de cerca de 40 criminosos. Das quatro agências bancárias atacadas, duas foram explodidas. Outras diversas unidades comerciais foram arrombadas.

Também no interior da Bahia, outra quadrilha fez a esposa e duas filhas de um gerente de agência reféns, na cidade de Barra da Estiva.

Um trio armado invadiu a casa da família, retirou as vítimas do local e orientou gerente a trabalhar normalmente para que pudesse abrir o cofre da agência e retirar todo o dinheiro que estava no banco. Eles conseguiram fugir, mas não levaram o dinheiro.

Na capital, homens de uma quadrilha chegaram a se fantasiar de operários, para roubar malotes de um shopping. A ação que também aconteceu em março, foi registrada por câmeras de segurança.

As imagens registraram o momento em que o grupo roubou malotes de dinheiro das mãos de seguranças, e fugiram pelo mesmo local que entraram, na lateral do shopping. Conforme testemunhas, a ação durou quase dois minutos. Nenhum dos assaltantes foi preso.

G1

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.