Notícias

1 19/03/2018 16:51

Os interessados em participar da peregrinação ao distrito do Puxim do Sul, zona rural de Canavieiras nos próximos dias 7 e 8 de abril, precisam se apressar, pois as inscrições terminam nesta terça-feira (20). De acordo com informações colhidas pelo jornalismo da Costa Sul FM junto a Secretaria do Salão Paroquial de São Boaventura. A atividade faz parte das atividades comemorativas dos 300 anos de criação da Paróquia.

A previsão é de que os peregrinos passem a noite do dia 7 no Assentamento São José, kM 18, rodovia BA-001 (Canavieiras-Una). No dia 8, ao final da peregrinação, padre Euvaldo Santana celebrará missa em Puxim.

Ainda de acordo com informações da secretaria, no próximo dia 3 de abril uma reunião com os participantes conduzida pela Irma Bernadete, planejará toda a logística.

As inscrições devem ser feitas na Sede da Secretaria do Salão Paroquial de São Boaventura, das 8 às 17:30, na Rua Dr. Caio Peltier, 300, centro. Mais informações pelo telefone: (73) 3284-3435.

História

Conta-se que um grupo de aventureiros brasileiros e portugueses fugindo dos índios e em busca de melhores terras para suas lavouras chegou a um sítio próximo à costa, conhecido por Poxim (termo que na língua Tupi significa “coisa feia e ruim”). Aí se fixaram e depois construíram uma capela sob a invocação de São Boaventura, cuja imagem fora encontrada na praia. Em torno da capela começou a se formar a nova povoação, de forma organizada.

Em 1718, o pequeno povoado já havia se tornado “Freguesia de São Boaventura do Puxim” e a cada dia seu desenvolvimento era mais crescente, tanto que no reinado de D. João VI, por decreto de 13 de dezembro, o povoado passou a categoria de “Imperial Vila de Canavieiras”

Com o fim da monarquia a vila adquiriu o Foro de cidade, a 25 de maio de 1881, os primeiros dez anos após esta data foram de extremo desenvolvimento, chegando a ser uma das mais importantes cidades do Sul da Bahia, o que lhe valeu o cognome de “Princesa do Sul”.

O núcleo original mostrou sinais de crescimento, se não intenso, pelo menos contínuo. Outros núcleos foram surgindo pelas adjacências, estendendo-se até as proximidades do rio Patipe, e do rio Pardo. Mais tarde ficou constatado que próximo à foz do referido rio o local se apresentava em melhores condições de sobrevivência. Daí terem se deslocado para lá muitos moradores de núcleos já estabelecidos. Esse local veio a ser a sede do Município.

 

Costa Sul FM

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.