Notícias

1 16/02/2018 18:00

Diarreia, vômitos e febre são alguns dos sintomas desagradáveis da intoxicação alimentar. Passar mal depois de comer é mais frequente no verão, pois as altas temperaturas contribuem para a multiplicação das bactérias. Segundo a nutricionista Milene Tiellet, é difícil identificar uma comida contaminada:
 
— Quando a comida está estragada, sabor, cheiro e aspecto físico ficam alterados. Já o alimento contaminado tem grande quantidade de bactérias e toxinas, mas não apresenta alteração aparente.
 
Já que é difícil saber quando a comida está contaminada, é importante tomar algumas medidas de prevenção.
 
— O segredo é fazer a higienização correta, desde o preparo. É recomendado guardar os alimentos na geladeira sempre com tampa ou envolvidos em plástico filme — orienta a clínico geral Ana Claudia Sodré.
 
Quando a refeição é feita na rua, é preciso ficar atento ao tempo em que o alimento está exposto.
 
— As comidas que precisam ser refrigeradas, como aquelas que levam maionese, devem estar sobre uma bandeja de gelo ou em algum tipo de refrigerador. Nas comidas quentes, sinais como ressecamento do caldo do feijão ou de um molho mostram que estão expostas há muito tempo — explica Luis Fernando Correia, Clínico geral.
 
Como se prevenir:

O Globo

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.