Notícias

1 10/02/2018 17:00

Se vive perto de um aeroporto, da linha de trem ou numa rua ou avenida muito movimentada talvez esteja preocupado com os gases poluentes emitidos por esses aviões, trens ou carros, aos quais está involuntariamente exposto e respira continuamente. Porém, de acordo com o novo estudo publicado no 'Journal of the American College of Cardiology’', há uma nova ameaça à qual deve estar atento: elevados níveis de ruído podem fazer mal à saúde do seu coração.

A relação entre a chamada poluição sonora e doenças cardiovasculares está, segundo os pesquisadores alemães, sendo estudada há vários anos. Níveis altos de decibéis provenientes, por exemplo, do trânsito e de aviões, têm sido associados a tensão alta, a doença arterial coronária, risco de enfarte e a insuficiência cardíaca.

De acordo com o estudo da Universidade de Johannes Gutenberg, muito barulho interrompe o funcionamento do corpo ao nível celular. Provoca estresse e deixa o sistema nervoso em estado de alerta máximo, o que leva a picos na produção dos hormônios que causam o estresse, podendo eventualmente resultar em danos vasculares.

O mesmo projeto identificou o barulho como potencial causa para outras doenças, incluindo a diabetes, patologias do foro mental, como a depressão e a ansiedade. Os pesquisadores alertaram ainda que o ruído em excesso pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Notícias ao minuto

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.