Esportes

1 07/12/2017 15:40

Atual vice-campeã olímpica, a Sérvia será a principal adversária da seleção brasileira na primeira fase do Mundial feminino de vôlei, que ocorrerá em setembro e outubro de 2018, no Japão. Foi o que apontou o sorteio desta quinta-feira (7), em Tóquio, realizado para determinar os quatro grupos da competição. 

A equipe dirigida por José Roberto Guimarães é cabeça de chave do Grupo D, assim como a Sérvia. E os outros adversários do Brasil na primeira fase serão as seleções da República Dominicana, Porto Rico, Cazaquistão e Quênia. Esta chave do Mundial vai ser disputada em Hamamatsu. 

"No nosso grupo, a Sérvia é a atual vice-campeã olímpica e um dos times com o maior potencial de ataque do mundo. Elas também têm ótimas bloqueadoras e uma jogadora que desequilibra – a Boskovic. A República Dominicana é treinada pelo Marcos Kwiek e evoluiu muito nos últimos anos com jogadoras atuando nas melhores ligas do mundo. Porto Rico fez boas apresentações nas últimas temporadas chegando nas fases finais do Grand Prix. Vamos estudar o Cazaquistão e o Quênia, que não enfrentamos no ano passado”, analisou Zé Roberto.

País-sede do torneio, o Japão encabeça o Grupo A, que também conta com Holanda, a outra cabeça de chave, Argentina, Alemanha, Camarões e México, e terá jogos realizados em Yokohama. O Grupo B, em Sapporo, é puxado pela campeã olímpica China e pela Itália, que vão enfrentar Turquia, Bulgária, Canadá e Cuba. 

Já a seleção dos Estados Unidos, atual campeã mundial, é uma das cabeças de chave do Grupo C, mesma condição da Rússia. Coreia do Sul, Tailândia, Azerbaijão e Trinidad e Tobago completam a chave, que será disputada em Kobe. 

As quatro melhores seleções de cada chave se classificam para a segunda fase, quando as 16 equipes vão ser divididas em dois grupos de oito. Nessa rodada, os três melhores de cada chave passam para a terceira fase, disputada em dois grupos de três. Os dois melhores de cada grupo se garantem nas semifinais do Mundial. Os times que triunfarem vão decidir a competição no dia 20 de outubro, em Yokohama, sendo que o início do torneio ocorrerá em 29 de setembro de 2018. 

O Brasil buscará o seu primeiro título mundial. A equipe acumula três vice-campeonatos e um terceiro lugar, assegurado na última edição do torneio, em 2014.

Confira os grupos:
Grupo A: Japão, Holanda, Argentina, Alemanha, Camarões, México.
Grupo B: China, Itália, Turquia, Bulgária, Canadá, Cuba.
Grupo C: Estados Unidos, Rússia, Coreia do Sul, Tailândia, Azerbaijão, Trinidad e Tobago.
Grupo D: Sérvia, Brasil, República Dominicana, Porto Rico, Cazaquistão, Quênia.

Correio
Foto: FIVB / Divulgação

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.