Esportes

1 10/05/2024 14:40

A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, atual presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), será a segunda mulher a comandar o Executivo estadual. A primeira foi a desembargadora e então presidente do TJ-BA, Silvia Zarif, em 2008. Ela assume, interinamente, a partir deste sábado (11), o cargo de governadora da Bahia. Isso ocorre enquanto o chefe de estado Jerônimo Rodrigues (PT) estará na Europa, em uma viagem que dura dez dias.

A posse vai acontecer em um ato no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, às 9h. O vice-governador Geraldo Jr. (MDB), substituto imediato na ausência do titular, não pode assumir a posição, pois disputará às eleições municipais de outubro deste ano.

O próximo na linha sucessória é o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Adolfo Menezes (PSD), mas ele optou por não assumir o cargo por motivo semelhante, já que a esposa dele, Denise Menezes, é pré-candidata à Prefeitura de Campo Formoso, no Norte do estado.

A Constituição Federal, no artigo 14, parágrafo 7º, declara inelegível o cônjuge de governador ou de quem o haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito.  Por causa disso, a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, como Presidente do Tribunal de Justiça, herdou o posto interinamente.  

Antes dela, apenas uma mulher tinha assumido o cargo mais importante do estado, em 2008. A então presidente do TJ-BA, desembargadora Silvia Zarif, assumiu a função quando o governador Jaques Wagner viajou para Nova York.

Ela era a terceira pessoa na linha sucessória de nomes que poderiam comandar o governo e assumiu diante da impossibilidade do então vice-governador Edmundo Pereira e do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.