Esportes

1 28/03/2024 09:15

O foco da operação estava na verificação da pesagem correta, considerando não apenas o peso indicado na embalagem, mas também o peso da própria embalagem

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) realizou entre os dias 19 a 27 de março a Operação Páscoa 2024 na Bahia para verificar se os produtos típicos da época estavam de acordo com as normas exigidas. Durante a operação, técnicos percorreram uma diversidade de estabelecimentos comerciais, desde supermercados até padarias de bairro, para coletar amostras dos produtos mais comercializados da Páscoa: ovos de chocolate, bombons, pescados, leite de coco, castanhas, amendoim e azeites de dendê. 

Na ação, constatou-se que 10% dos 10 tipos de pescados avaliados e 15% dos 30 produtos típicos da ceia da Semana Santa, como leite de coco, azeite de dendê, vinho e castanhas, foram reprovados devido a irregularidades na pesagem. Além disso, durante as inspeções, foram encontradas discrepâncias em 30% dos 90 produtos embalados e pesados nos próprios estabelecimentos comerciais, como camarão seco, bacalhau, quiabo e amendoim.

Os estabelecimentos comerciais autuados serão submetidos a um processo administrativo, podendo enfrentar multas de até R$1,5 milhão, dependendo da gravidade da irregularidade e da reincidência. Essas empresas terão um prazo de dez dias para apresentar suas defesas. 

Os ovos de Páscoa também foram examinados, inclusive quanto ao conteúdo interno, como brindes e brinquedos, para garantir conformidade com os rigorosos padrões de segurança do Inmetro. Os resultados revelaram um avanço significativo: todos os 33 tipos de ovos de Páscoa analisados atenderam às normas estabelecidas, refletindo uma melhoria notável em relação ao ano anterior.

O foco da operação estava na verificação da pesagem correta, considerando não apenas o peso indicado na embalagem, mas também o peso da própria embalagem.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.