Esportes

1 31/07/2015 21:50

Agora é a hora. Em nenhum outro momento do campeonato, o Bahia teve uma oportunidade tão boa para respirar fundo e arrancar na Série B. Hoje, às 21h30, o tricolor encara o ABC, que vive um momento de crise dentro e fora de campo, além de ostentar a marca de pior mandante, sem ter vencido nenhum jogo em casa durante a competição. O canal Sportv transmite.

É a chance que o tricolor precisa para quebrar a série de três jogos sem vencer na Série B e alavancar os números como visitante - o time baiano apenas tem 25% de aproveitamento longe de seus domínios. Em oito partidas, o Bahia ganhou somente do CRB, empatou três e perdeu quatro.

Na teoria, a missão parece fácil. Na prática, Sérgio Soares tem problemas e vai ter que organizar melhor o time para apresentar mais eficiência no estádio Frasqueirão, em Natal. As primeiras mudanças no time não foram planejadas. Na lateral direita, o técnico não poderá contar com Adriano Apodi, machucado, que já foi substituído por Tony durante a derrota por 3x1 para o Santa Cruz, na terça-feira.

Além dele, sem Ávine, poupado pelo departamento médico para recuperar a musculatura, Soares também não contará com Marlon. A avó do lateral-esquerdo morreu na terça-feira, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC). O atleta foi liberado pela comissão técnica.

Para a vaga, o treinador promoverá a estreia do garoto Vitor, 21 anos, que surgiu nas categorias de base do Bahia e foi promovido ao time profissional este ano. O atleta, que sofreu uma ruptura de ligamento no joelho e passou por cirurgia em dezembro do ano passado, só voltou aos gramados na semana passada, após sete meses, quando o Bahia venceu a Ponte Preta por 1x0 pelo Brasileiro sub-20. Mas Vitor garante que está preparado.

Ansioso, ele será o oitavo atleta testado na posição este ano. Carlos, Raul, Bruno Paulista, Patric, Sávio, Ávine e Marlon já vestiram a 6. Vitor tomou um susto no treino de ontem, no Recife, quando cortou a orelha e levou 12 pontos. Porém, nada grave. “Estava trabalhando para ter essa oportunidade. Estou preparado. Sofremos uma derrota no começo da semana, temos que ganhar de qualquer jeito. Não dá mais para vacilar, temos que entrar no G-4 de novo”, diz, com empolgação e uma pontinha de timidez.

Caso vença o jogo de hoje, o Esquadrão dorme no G-4, em segundo ou terceiro, a depender do resultado de Paysandu x Mogi Mirim. Amanhã, seca o Náutico e o Sampaio Corrêa. A missão é nova para esse baiano de Valente, mas ele não está assustado. Na opinião de Vitor, a receita para estrear bem é simples: ouvir a voz da experiência.

“O segredo é obedecer o que Sérgio pedir. Tudo que for orientado por ele será para o nosso bem. Temos que manter um patamar de excelência fora de casa para construir uma caminho bom para o Bahia”, avaliou o lateral, que apresentou suas credenciais.

“O torcedor não deve sentir tanta diferença no estilo de jogo, porque sou um lateral bastante ofensivo, característica que Marlon tem. Também marcamos bem lá atrás. O estilo é meio parecido”. Outra mudança no time é a entrada de Robson na zaga. O atleta ficou fora do último jogo porque cumpriu suspensão automática.

De volta após a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o meia Rômulo ficará mais uma vez no banco, o que já tinha acontecido diante do Santa Cruz. O volante Bruno Paulista sentiu dores no joelho ainda durante a competição no Canadá e continua vetado.

Zagueiro

A notícia é boa, mas não muda muita coisa para o técnico Sérgio Soares. Pelo menos, não por enquanto.Ontem, o zagueiro Gabriel Valongo foi regularizado e liberado para vestir a camisa do Bahia. O contrato vai até 10 de maio de 2016. O atleta, no entanto, ficou em Salvador para aprimorar a forma física, já que não joga desde junho.

Além dele, o lateral-direito Cicinho e o atacante Zé Roberto também já podem ser utilizados pelo técnico tricolor, mas apenas na próxima rodada, quando o Bahia enfrentará o Boa, às 21h do dia 7 de agosto, também uma sexta-feira, na Fonte Nova.

Correio

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.