Esportes

1 01/04/2015 15:36

Depois da amarga eliminação na abertura da temporada, Gabriel Medina conquistou a única vitória brasileira na estreia da segunda etapa do Circuito Mundial de surfe, em Bells Beach, na Austrália. A primeira fase da mais antiga competição do surfe profissional esteve longe de empolgar. As condições do mar não eram as melhores. Mas deixaram o campeão mundial motivado para buscar uma reação. O atual número 13 do ranking derrotou dois locais: Matt Banting e Joe Van Dijk. Um resultado que deixou o brasileiro motivado para buscar um título inédito e que vai contra as estatísticas da tradicional disputa.

- Bells é uma onda difícil até para quem surfa de frente para ela ("regular", que surfa com o pé esquerdo na frente), como o Matt e o Joe. Quem surfa de costas como eu (goofy), em algumas condições, tem bastante dificuldade, mas nada é impossível. Alguns "backsiders" já ganharam aqui como o Occy (Mark Occhilupo) e Damian Hardman, mas nada é impossível - analisou Medina.

Nas 53 edições já disputadas da etapa de Bells Beach, apenas cinco vezes um “goofy" venceu a prova. Tom Carroll (86), Barton Lynch (1991), Damien Hardman (88 e 93) e Mark Occhilupo (98) foram os únicos que conseguiram badalar o famoso troféu em formato de sino. Com um surfe consistente de "backside", Medina quer por fim ao jejum de 16 anos sem vitórias dos surfistas que surfam com o pé direito na frente.

- Muito bom passar a primeira bateria. É uma fase muito importante. O mar estava muito difícil, mas consegui o suficiente para vencer. Quando o mar fica assim pequeno, tento dar mais oportunidades para mim. Foi isso que eu tentei, e graças a Deus deu certo - contou Medina, que estreou na elite na etapa de Bells Beach, em 2011, aos 17 anos.

Os brasileiros Adriano de Souza (campeão em Bells em 2013), Italo Ferreira e Wiggoly Dantas perderam na estreia e irão disputar a repescagem (segunda fase). Outros representantes do país na elite, Filipe Toledo, campeão na Gold Coast australiana, Jadson André e Miguel Pupo ainda vão entrar em ação pela primeira fase. A próxima chamada está marcada para quarta-feira, às 18h (de Brasília).

 

Globo Esporte

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.