Esportes

1 26/01/2015 16:14

Depois de punir o Barcelona, a FIFA também abriu investigação para analisar as contratações feitas pelo Real Madrid. A entidade pretende conferir se o clube cumpriu fielmente o estatuto de transferência de jogadores menores de 18 anos, depois de receber uma denúncia anônima, de acordo com o jornal espanhol "AS".
A organização que comanda o futebol mundial esteve na Federação Espanhola (RFEF) para reunir toda a documentação de menores de idade estrangeiros que atuam em equipes com as quais o time merengue mantém convênio. Nos acordos que o Real faz com tais times pode-se ler a seguinte cláusula:
- O  ‘clube X’ se compromete a colocar à disposição do Real Madrid, que aceita, todos seus jogadores de futebol em idades compreendidas nas categorias de benjamín, alevín, infantil, cadete, juvenil e aficionados (torcedores), com o objetivo de que os mesmos, eleitos pelo Real Madrid, possam incorporar-se, em cada caso, em seus diferentes planteis - informa o documento.
O caso aberto pela FIFA coincide com as recentes contratações do Real com as chegadas de Peeters, Asensio, Odegaard e Lucas Silva. A equipe ainda negocia a chegada de Batalla (River) e Mastour, um jovem marroquino de 16 anos que pertence ao Milan.
O Barcelona foi sancionado pela FIFA em abril de 2014 e não pode contratar jogadores nacionais ou estrangeiros até 1º de janeiro de 2016 pela inscrição irregular de jogadores menores de 18 anos entre 2009 e 2013. O recurso do Barça foi negado em apelo ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) no final do ano passado. O clube catalão foi denunciado em razão de denúncias anônimas.O vice-presidente do Real Madrid, Pedro López Jimenez, que também é membro da Comissão do Estatuto do Jogador (que se encarrega na FIFA da transferência de menores),  assegurou que não partiu da equipe merengue tal ato contra o rival. 
- Nem eu nem o (Real) Madrid tivemos nada a ver - disse Jimenez. 
Fontes da publicação espanhola asseguram que foram oito clubes europeus que denunciaram o Barça, sendo três deles da Espanha. A investigação tendo o Real Madrid como alvo também foi iniciada em razão de uma denúncia anônima.

 

Globo Esporte

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.