Esportes

1 18/09/2014 14:17

 

 

Quase uma semana após a realização da Liga do Desporto Universitário de Basquete 3x3, a capital baiana se torna mais uma vez o palco de um evento na modalidade. Nesta quinta-feira (18), tem início o Mundial Universitário de Basquete 3x3, evento que reúne 24 equipes de 13 países nas categorias masculino e feminino.

Assim como o torneio nacional, o Mundial Universitário também chega a sua segunda edição e aproveita o cenário já construído da LDU 2014 como base na realização do torneio em Salvador. Segundo Marcelo Falcão, diretor de eventos da CBDU, o evento chega como fruto de um processo árduo de seleção e quer se aproveitar da experiência para ajudar na divulgação do esporte no país. “Trazer o Mundial foi bem complicado. A CBDU é filiada a Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU) e conseguimos realizar o Campeonato Pan-Americano Universitário de Basquete aqui em Salvador (no Colégio Salesiano), onde o Brasil venceu os Estados Unidos na final. Com o sucesso do evento, nos candidatamos para a disputa do Mundial 3x3 e apresentamos o projeto em Bruxelas, sede da FISU, onde conseguimos. O apoio da prefeitura e da Sudesb foi fundamental para isso” concluiu Falcão, que também não deixou de lembrar da importância de um evento desse porte para a capital baiana. “Essa é uma oportunidade ímpar para Salvador. Estamos com parcerias com escolas públicas, líderes comunitários e associaões esportivas estejam presentes neste momento, interagindo com os atletas e conhecendo mais do esporte” comemorou.
A competição terá a participação de seleções do Brasil, Sérvia, Argentina, Itália, Romênia, França, Uganda, Rússia, Nepal, Japão, Israel, Eslovênia e China, sendo que alguns desses países tem dois representantes por modalidade (masculino e feminino). “No Brasil a seleção acontece com uma equipe sendo definida pelo ranking e outra pelos melhores do LDU 2014”comentou o dirigente, que acredita em uma boa campanha do país no torneio. “Participamos dos Jogos Escolares de Nanquim, na China, e ficamos em sétimo. Nos Mundiais de referência sempre tem chegado entre os quatro primeiros” afirmou. As equipes serão formadas por Seleção A será integrada por David Oliveira, Marcellus Sacramento, Eric Camillo e Jordan Burg no Brasil A e Heitor Attolini, David Perusso, Renan Pazin e José Jairo no time B.
Variação do Basquete convencional, o Basquete 3x3 tem apenas 3 atletas por equipe e possui apenas uma cesta em quadra, que tem a metade da dimensão oficial. Vence a equipe que marcar 33 pontos ou que tenha maior vantagem ao final do tempo regular. Com início nesta quinta (18), serão disputados 23 jogos na arena localizada no Jardim dos Namorados, onde acontece a fase classificatória até a sexta (19), as semifinais no sábado (20) e a grande final no domingo (21). Além das partidas, o evento também contará com desafios de melhores enterradas, lances livres e de 3 pontos, com intuito de entreter e interagir com o público. A entrada é gratuita e as partidas também serão transmitidas ao vivo pela internet, nos sites  www.cbdu.org.br e wc.cbdu.org.br.
Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.