Esportes

1 16/09/2014 21:08

Torcedores, atletas e clubes relançaram nesta segunda-feira (15) a campanha “Somos todos macacos” para mostrar solidariedade ao meia Ronaldinho Gaúcho, vítima de ofensa racista. 

Contratado pelo clube mexicano Querétaro, o jogador brasileiro foi chamado de “macaco” por Carlos Manuel Treviño Núñez, um político do país.

O recomeço da campanha foi atribuído pela imprensa mexicana a Yasser Coronnha, zagueiro que joga com Ronaldinho no Querétaro. Ele e outros usuários do Twitter protestaram contra a ofensa de Treviño usando as “hashtags” #SomosTodosMacacos e sua equivalente em espanhol #TodosSomosSimios. 

Originalmente, a campanha foi criada por Neymar e a agência de publicidade Loducca, depois que o jogador do Barcelona Daniel Alves comeu uma banana jogada em campo por torcedores. 

Na época, o próprio Daniel Alves declarou não gostar da campanha, alegando que não queria de ser chamado de “macaco”. 

O CASO 
Na sexta-feira (12), dia da apresentação de Ronaldinho no Querétaro, o político Carlos Manuel Treviño usou uma rede social para para reclamar do trânsito mexicano e ofendeu o brasileiro. 

“Tento ser tolerante, mas detesto futebol e o fenômeno de idiotice que produz. Detesto ainda mais porque as pessoas atrapalham e inundam as avenidas para fazer com que demore duas horas a chegar em casa... E tudo para ver um macaco... Brasileiro, mas ainda assim um macaco. Isto é um circo ridículo”, escreveu. 

Nesta segunda-feira (15), três dias depois do episódio, o político usou o Twitter para pedir desculpas a Ronaldinho pela ofensa.
 
 
 
Correio
Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.