Esportes

1 29/08/2014 15:43

O Santos venceu o Grêmio, por 2 a 0, na Arena, nesta quinta-feira, na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil. Porém, durante a partida, o goleiro santista, Aranha, teria sido alvo de racismo de parte da torcida do Tricolor Gaúcho. As injúrias podem causar sérios prejuízos ao time gaúcho, mesmo que o árbitro Wilton Pereira Sampaio não tenha relatado o incidente na súmula divulgada no site da CBF.

O clube, que já foi multado em R$ 80 mil neste ano, por ofensas dirigidas pela torcida ao zagueiro Paulão, do Inter, na decisão do Gauchão, pode perder mandos de jogo ou até ser excluído da Copa do Brasil pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Caso seja denunciado pela procuradoria do órgão, o clube seria enquadrado no ato 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".

A Brigada Militar solicitou o vídeo do incidente à Arena Porto-Alegrense, empresa que gere o estádio. Com 240 câmeras, sendo 25 delas de alta definição, o sistema de monitoramento grava as imagens. Assim, isto pode ser disponibilizadas ao Grêmio, à Polícia ou ao Ministério Público.

Logo após o ocorrido, o jogador recebeu apoio nas redes sociais. Diversos torcedores usaram a hashtag #FechadoComOAranha, que chegou ao segundo lugar nos trending topics do Twitter. Até mesmo o filho de Aranha, se posicionou contra o ato racista.

Bernardo, filho do jogador do Peixe, postou um desabafo nas redes sociais para seus 7 mil seguidores. Junto com o texto, o garoto colocou uma foto de um momento de alegria ao lado do pai.

"Já cansei disso, que palhaçada! Até quando? Isso vai acabar? Eu tenho orgulho de ter um pai negro" escreveu ele, que utiliza o nome de "Aranha Jr" nas redes sociais.

O goleiro, de 33 anos, não prestou queixa em Porto Alegre, mas ganhou apoio da diretoria do clube e de jogadores do Santos e do Grêmio e também no Twitter, o Santos postou uma mensagem sobre o episódio:

"O racismo é inadmissível. Mas se ainda existe, vamos combater! Obrigado pelo apoio; esporte também é cumplicidade!", publicou o clube.

O Grêmio, em seu site, divulgou uma nota repudiando o incidente:

"O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense lamenta e repudia o ato de racismo ocorrido na noite desta quinta-feira, durante partida realizada pela Copa do Brasil, na Arena do Grêmio. O Clube se solidariza com o atleta Aranha e com seu clube, Santos, ressaltando que atos como esse são fruto de atitudes individuais e isoladas, que em nada representam a grandiosidade e o respeito da torcida gremista.

Informamos que o Departamento Jurídico do Clube, em conjunto com a administração da Arena, já está tomando todas as medidas possíveis para que os envolvidos neste episódio sejam identificados e para que os materiais disponíveis sejam enviados às autoridades policiais, a fim de tomarem as providências cabíveis no âmbito criminal.

No que se refere às ações administrativas, caso os responsáveis identificados sejam sócios do clube, estes serão imediatamente suspensos do Quadro Social e proibidos de ingressar no estádio.

Reiteramos que o Grêmio tem sido um incentivador de iniciativas que visam coibir esse tipo de crime e que continuará alerta e atuante na luta contra a discriminação racial".

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.