Entretenimento

1 05/12/2016 20:50

O diretor italiano Bernado Bertolucci admitiu em entrevista que a famosa cena da manteiga em Último Tango em Paris, protagonizada por Maria Scheneider e Marlon Brando, foi um estupro. Segundo Bertolucci, ele e Brando tiveram a ideia na manhã em que a cena foi filmada. A manteiga seria usada como lubrificante anal, mas eles mantiveram a ideia em segredo entre eles.

Maria Schneider, que tinha 19 anos à época e nenhuma experiência em cinema, afirmou em diversas entrevistas que foi abusada pelos dois, mas seus protestos nunca foram levados a sério. Ela morreu em fevereiro de 2011, aos 58 anos, em decorrência de um câncer, e jamais se recuperou emocionalmente depois da filmagem, vivendo longos períodos de depressão.

“Queria sua reação como menina, não como atriz. Não que Maria interpretasse sua humilhação e sua raiva, queria sentisse. Os gritos… ‘Não, não!’. Depois me odiaria para sempre”, afirmou o cineasta. A confissão foi recuperada por vários veículos de imprensa norte-americanos a partir de uma entrevista do diretor na Cinemateca francesa em 2013.

Na mesma entrevista, Bertollucci disse que embora se sentisse "culpado", não se arrependia da forma como dirigiu a cena. "Para conseguir algo é preciso ser completamente livre", afirmou.

Apesar das denúncias serem antigas e as declarações terem sido feitas há três anos pelo diretor italiano, o crime voltou a repercutir nas redes sociais. Como resultado dessas afirmações, iniciou-se há alguns uns dias uma campanha no Change.org que exige que a Academia de Hollywood condene publicamente os fatos e o diretor italiano.

Correio

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.