Entretenimento

1 25/05/2015 13:36

Morreu neste domingo (24) nos Estados Unidos, o Prêmio Nobel de Economia, John Forbes Nash. Ele foi responsável por tornar mais amplo o entendimento sobre a teoria dos jogos, popularizando o seu uso além do campo da matemática.

De acordo com a polícia, Nash morreu em um acidente de carro, no estado de Nova Jersey, enquanto viajava com a esposa, que também perdeu a vida. O economista, que inspirou o filme “Uma Mente Brilhante”, tinha 86 anos.

O acidente aconteceu perto da comunidade de Monroe, após o táxi em que Nash viajava perder o controle quando tentava ultrapassar outro automóvel e se chocar contra uma mureta. As autoridades disseram que o acidente não resultou na morte dos outros envolvidos.

Nash ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 1994 por expandir a chamada “teoria dos jogos”, criada pelos matemáticos John Von Neumann e Oskar Morgenstern, ao apresentar resultados diferentes para a “soma zero”.

O trabalho de Nash chegou ao entendimento de que os atores envolvidos em uma determinada interação poderiam lucrar ao mesmo tempo, e que, na realidade, as vitórias de uma das partes não poderiam equivaler necessariamente à perda da outra parte. A descoberta abriu caminho que a aplicação da teoria em variadas disciplinas, além daquelas diretamente ligadas aos mercados econômicos.

Durante boa parte de sua vida, Nash sofreu em razão da esquizofrenia, da qual conseguiu se recuperar. Sua luta com este transtorno psiquiátrico inspirou o filme "Uma Mente Brilhante", que ganhou um Oscar de melhor filme entre outros prêmios da academia de cinema norte-americano, em 2001.

CORREIO

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.