Entretenimento

1 25/04/2015 14:45

Santos aceitou festejar seus 100 anos de vida junto com todos os familiares em uma praça pública na cidade de Barreiras, oeste baiano, no último domingo (19). Dentre os 382 descendentes, veio gente dos interiores da Bahia, São Paulo, Goiânia e de várias partes do país.

Domingas Clara de Arruda, filha caçula e idealizadora da festa, conta que a família recebeu o apoio da Prefeitura de Barreiras, que fechou a rua por cinco dias para permitir a organização. "A gente procurou fazer no domingo, um final de semana, porque veio muita gente de fora, entre netos e bisnetos. O desejo dela era fazer na casa, mas não ia dar conta de tanta gente, por isso escolhemos fazer na rua".

A festa contou com cerca de 300 pessoas e foi realizada em uma praça em frente ao edifício Ornelina III, também em homenagem à aniversariante, no bairro de Sandra Regina.

Dona Ornelina é baiana e nasceu em uma fazenda que ficava em Cristópolis, a 140km de Barreiras. Ao todo, ela ostenta um patrimônio de 15 filhos (nove ainda vivos), 98 netos, 201 bisnetos e 68 tetranetos. Para dar conta da criação desses descendentes, ela já trabalhou na fabricação de cachaça, de rapadura, aluguel de imóveis e até capinando. "Só parou aos 98 anos", conta Domingas.

A caçula também explica que o vestido de princesa foi decidido devido ao comportamento de Dona Ornelina, que tem se tornado mais serena nos últimos anos. "Quando meu pai morreu, eu tinha três anos e meio e ela ficou resolvendo tudo, sempre foi muito agitada. Dois anos pra cá, ela ficou mais obediente, mais serena, deixando a gente cuidar dela. Até aceita ser vestida de princesa", brinca.

CORREIO

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.